Biotecnologia – Portugal

Notícias 07/12/2008

Filed under: Notícias — Hugo Azevedo @ 18:41
Tags: , ,

Bayer investe em Biotecnologia

Desde 2006, a Bayer investiu mais de 10 milhões de euros numa nova unidade de produção 

Localizado em Halle, na Alemanha, o Biocentro emprega 26 investigadores da Icon Genetics, empresa subsidiária da Bayer, que se dedicam a criar substâncias activas biotecnológicas a partir de plantas.

A primeira terapêutica em desenvolvimento é uma vacina para o tratamento do Linfoma Não Hodgkin, o quinto tipo de cancro mais comum, e que ataca o sistema linfático. O objectivo desta “terapêutica personalizada” é activar o sistema imunológico do doente, para que o próprio organismo detecte e destrua as células malignas. Os ensaios clínicos de fase I estão previstos já para 2009.

“Os cancros não são todos iguais. Há diferentes tipos de tumores e os tratamentos têm de ser específicos e adaptados. O objectivo é, por métodos biotecnológicos, produzir um fármaco individual para cada doente”, explica o Dr. Wolfgang Plischke, membro do Conselho de Administração da Bayer AG.

Actualmente, 15% dos fármacos resultam de investigação biotecnológica e 1 em cada 4 novos medicamentos são compostos biofarmacêuticos cujo componente activo é produzido em bioreactores utilizando bactérias, levedura de cerveja e células de insecto ou hamsters, por exemplo. Estima-se que estes produtos, em particular os destinados ao tratamento do cancro, venham a representar um segmento de mercado com enorme crescimento.

 

By: ciênciapt.net

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s