Biotecnologia – Portugal

Biodiesel apartir de microalgas 07/01/2009

Filed under: Biodiesel — Hugo Azevedo @ 18:45
Tags: , , ,

algas_biodiesel11

Produzir biodiesel a partir de óleos de microalgas é já feito em todo o mundo, inclusive em Portugal,  pela empresa Algafuel, mas ainda há muito para se descobrir e optimizar neste processo.

É o que se esta a fazer em Coimbra na FCTUC onde uma equipa de investigadores identificou 6 microalgas com enorme potencial de produção de biodiesel.

Os primeiros resultados da investigação, que teve início em Março de 2008, são muito promissores. Uma estirpe está já em teste num Bio-reactor de grande capacidade (equipamento desenvolvido pela equipa para fornecer as condições óptimas para o rápido crescimento das microalgas), gerando elevada quantidade de óleos para produção de biodiesel.

 

Nos próximos meses, os investigadores vão testar as outras 5 estirpes com elevado conteúdo em óleos, optimizar o processo de produção de óleos e a instalação piloto, para aplicação em grande escala, com a finalidade de expandir para o mercado esta nova tecnologia. O projecto tem como objectivo mínimo uma produção média de 90.000 litros/hectare/ano.

 

Esta investigação assume particular importância porque, assegura a coordenadora do projecto, Lília Santos, “é uma excelente oportunidade económica para o país. Até aqui a produção de biodiesel tem sido feita com óleos vegetais convencionais, mas estudos recentes mostram que, para produzir quantidades suficientes para a comercialização, é necessário recorrer a práticas agrícolas intensivas insustentáveis. Produzir biodiesel a partir microalgas é muito mais rentável porque as microalgas podem ser cultivadas em solos inadequados para agricultura, crescem rapidamente e apresentam maior produtividade. Além disso, sendo as microalgas um sorvedouro de dióxido de carbono, podem ser alimentadas com o CO2 emitido pelas unidades industriais, contribuindo para o cumprimento das metas de emissão de gases com efeito de estufa a que Portugal está obrigado pelos vários tratados e convenções ratificados pelos Estados Membros da União Europeia”

 

O projecto em curso tem ainda outras potencialidades, adianta a bióloga da FCTUC, “os óleos que não forem aproveitados para produção de biodiesel terão, com toda a certeza, outras aplicações, como por exemplo na indústria alimentar no âmbito de uma alimentação saudável”.

 

Para além dos biólogos, a investigação tem o apoio de uma equipa de investigadores da Engenharia Química da FCTUC, liderada por António Portugal, na identificação e caracterização dos óleos produzidos pelas microalgas.

 

One Response to “Biodiesel apartir de microalgas”

  1. Guilherme Says:

    Olá,

    Fiquei muito interessado na produção de biocombustíveis a partir de microalgas, e agradeceria se me mandassem um email com uma explicação melhor do cultivo de microalgas, dos nutrientes e soluções ultilizados na produção do meio, e das algas que mais produzem o óleo.

    Email: guilherme_boemeke@hotmail.com

    Desde já,
    Obrigado.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s