Biotecnologia – Portugal

Centro de pesquisa de microalgas em San Diego 30/01/2009

Filed under: Biotecnologia — Hugo Azevedo @ 23:44

algae-ucsdNa Califórnia, um grupo de cientistas de San Diego começam a fazer pressão para o estabelecimento de pólo multimilionário de investigação em biocombustíveis a partir de microalgas, o San Diego Center for Algae-based Biofuels (SD-CAB). O centro é apoiado pelo Cleantech San Diego, the Scripps Institution of Oceanography, The Scripps Research Institute, e a UC San Diego.

ucsdOs pesquisadores salientaram o apoio de duas empresas de San Diego, a General Atomics e a SAIC, que foram nomeadas pela Defense Advances Research Projects Administration (DARPA) para pesquisas na área das microalgas para produção de biocombustíveis. O projecto da SAIC’s ira receber 14.9 milhões de dólares, enquanto o projecto da General Atomics recebera 19.9 milhões de dólares.

Um total de 17 empresas estão integradas neste projecto e  para além disso San Diego é também a base da  Sapphire Energy, Synthetic Genomics,. Genomatics, HR Biopetroleum, Earthrise Farms, and Carbon Capture. O objectivo da SD-CAB é estabelecer um centro de pesquisa no campus da UC de San Diego que pretende liderar os esforços de tornar o  biocombustível de microalgas economicamente viável.

 

Porque não fazer o mesmo em Portugal? Temos as condições ambientais para um bom crescimento das microalgas, temos uma algoteca com um enorme potencial em Coimbra, e temos já também alguns investigadores com experiencia nesta área.

A criação de um centro de pesquisa de microalgas, não só para biocombustíveis, mas para também para aproveitamento dos seus outros metabolitos, seria uma mais valia para Portugal.

A sua localização geográfica seria um problema, uma vez que é em Coimbra que existe a matéria prima para a investigação, mas é no Algarve que existem as melhores condições para o seu cultivo, e é na UMinho onde estão muitos dos melhores investigadores em energias alternativas a trabalhar em Portugal.

Outra opção seria a criação de um organismo que liderasse as pesquisas em biocombustíveis em Portugal, e depois várias equipas de investigação nas mais diversas áreas, incluindo Bioetanol, Biodiesel, Bioqueroseno, entre outros.

As noticias para a área são bastante boas, com as declarações do presidente Obama, de apoio as energias renováveis e com o anuncio de incentivos de todos os governos mundiais a investigação em energias renováveis.

Deixo aqui a minha opinião sobre um tema que ainda esta ainda muito pouco esclarecido em Portugal.

 

5 Responses to “Centro de pesquisa de microalgas em San Diego”

  1. Vera Lúcia Bellin Mariano Says:

    Boa Tarde
    Estou montando um projeto sobre o cultivo de microalgas. Gostaria de saber se posso utilizar a foto do texto sobre algas (indicando o site) no trabalho. Ficará editado (se for aprovado) no Site da SEED. Todos podem ter acesso e chama-se ) OAC e através de uma senha o usário tem acesso e tem também espaço para colaborações.
    Muito obrigada.
    Estou precisando muito de fotos sobre cultivo de mciroalgas. Tem muitas, mas preciso ter certeza que é permitida a sua utilização

  2. Diogo Amorim Says:

    Bom dia,

    No site seguinte http://www.sciencephoto.com/search/searchLogic.html?frontpage=1&searchstring=algae&country=67&x=0&y=0&license=both pode encontrar diversas fotografias de algas de carácter científico (Note-se a implicação de publicitação do Crédito da imagem).

    Melhores cumprimentos,

    Diogo Amorim

  3. Olá,
    Depois de muito tempo venho agradecer a liberação das fotos. Fiquei imensamente feliz quando acessei o site do portal dia-a-dia-educação e as fotos estavam liberadas.
    Temos um Blog: http://microalgasprofessoravera.blogspot.com/ no qual estamos registrando as etapas do nosso trabalho. Ele é muito simples, mas realizado com muito carinho e dedicação.
    Muito Obrigada.
    Um grande abraço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s