Biotecnologia – Portugal

Micróbios que se alimentam de Ferro na Antárctida 17/04/2009

glaciar311Num lago subterrâneo da Antárctida, onde não existe oxigénio nem chega a luz, e onde os elementos mais frequentes são o sal, o enxofre e o ferro, uma equipa norte-americana descobriu estranhas formas de vida. São micróbios que digerem ferro, graças a um metabolismo que nunca antes tinha sido descrito. A novidade é publicada hoje na revista Science.

 

O ambiente é um dos mais inóspitos da Terra: um pedaço de mar que ficou “perdido” entre o gelo de um glaciar da Antárctida e a superfície rochosa do planeta. Ali não entra uma só partícula de luz há milhões de anos, não há oxigénio e faz um frio mortal. Contra todas as expectativas, aquela bolsa de água carregada de sal, de enxofre e de ferro alberga uma diversidade de bactérias que se alimentam justamente destes elementos.

 

A extraordinária descoberta, feita por um grupo de cientistas de vários centros de investigação dos EUA, é publicada hoje na revista Science. De acordo com a equipa, este estranho ecossistema pode ser um bom modelo, não apenas para a busca de vida noutros planetas, mas também um laboratório moderno com condições geoquímicas e biológicas da Terra há muitos milhões de anos, o que abre portas a novos e fascinantes caminhos de investigação.

 

Esta descoberta vai ser alvo de investigações biotecnológicas, para ser possível utilizar estas propriedades únicas para o nosso dia a dia. Estas características metabólicas podem ser utilizadas para a produção de novos materiais, e principalmente para tratamento de resíduos com base de ferro.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s