Biotecnologia – Portugal

Biogás produzido através de esgotos do matadouro 27/04/2009

Filed under: Notícias — Hugo Azevedo @ 22:11
Tags:

dsc065811A Universidade do Minho, em conjunto com uma empresa de biotecnologia, irá testar um reactor, nos próximos meses, num Matadouro Regional do Alto Tâmega. O objectivo é transformar as águas residuais em biogás, que irá substituir o gás propano que é agora utilizado, esperando-se uma poupança significativa (cerca de 5 mil euros por mês), principalmente no uso do gás para o aquecimento de água.

O funcionamento do reactor é simples: depois de serem bombeadas para um tanque, as águas residuais são canalizadas para o reactor, no qual bactérias anaeróbias as transformam em gás metano ou biogás, que pode ser usado na produção de energia ou calor.

O reactor, que irá utilizar o biogás produzido pelas águas residuais durante seis meses, foi desenvolvido pela Ambisys (empresa de biotecnologia ambiental da Póvoa do Lanhoso) e pela Universidade do Minho. O objectivo desta fase de testes é mostrar que o processo é robusto e optimizá-lo para depois ser comercializado. Por enquanto, o custo do reactor ainda não se encontra calculado.

Este protótipo que será instalado no matadouro tem uma capacidade de 1,5 metros cúbicos. Os investigadores pretendem instalar um contentor móvel ligado ao reactor, onde serão controlados determinados parâmetros, que pode ser transportado para qualquer parte do mundo. Este reactor consegue ainda diferenciar-se dos outros porque é capaz de tratar efluentes complexos com altos teores de gordura. Por estas razões, os cientistas acreditam que esta tecnologia pode vir a ser usada mundo inteiro.

 

By: BiotecZon

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s