Biotecnologia – Portugal

Mar: biotecnologia pode duplicar empregos 26/05/2009

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 20:35

hydrothermal-vent[1]As novas actividades ligadas às energias renováveis e à biotecnologia têm potencial para duplicar o número de trabalhadores portugueses ligados ao mar, disse esta segunda-feira à agência Lusa o responsável pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM).

 

Segundo Miguel Sequeira, o número de profissionais ligados à economia do mar poderá passar dos «actuais 12 por para os 24 por cento da população activa portuguesa».

 

Para tal, contribuirão as «novas actividades ligadas às energias renováveis, como a energia das ondas e eólica ao largo, bem como as profissões ligadas à biotecnologia marinha e o turismo oceânico», adiantou o responsável pela EMAM, tem como missão coordenar as políticas referentes ao mar e articular as entidades inter-ministeriais com interesses no mar.

 

«É importante que a sociedade civil reconheça o potencial do mar como factor de desenvolvimento e a nova aposta é dar a conhecer aos jovens as oportunidades que o mar apresenta, mas também o desafio de o manter saudável», adiantou Miguel Sequeira.

 

É neste contexto, que na terça-feira, Dia Europeu Marítimo, a EMAM realiza no Instituto das Pescas, em Lisboa, uma jornada de promoção de novas profissões junto de 500 crianças.

 

Face à gestão da Zona Económica Exclusiva (ZEE) e ao alargamento da Plataforma Continental portuguesas, Miguel Sequeira defendeu também ser necessário que «Portugal saiba o que quer e que se saiba fazer ouvir nas instâncias internacionais – União Europeia e Nações Unidas».

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s