Biotecnologia – Portugal

Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia e MIT lançam plano de colaboração 02/06/2009

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 21:41

nanotecnologia_3[1]O Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia de Braga (INL) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) assinam formalmente no próximo sábado, dia 30 de Maio (às 12:00 – Hotel Ritz), um acordo para um plano conjunto de recrutamento de investigadores e uma agenda comum de investigação em nanociências e nanotecnologia.

 

Este acordo de colaboração é o resultado de um trabalho detalhado de preparação de mais de um ano, concretizando as bases do plano inicialmente acordado em Lisboa em Novembro de 2008 entre dirigentes do MIT e do INL, mediado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O acordo permitirá a contratação de 10 investigadores principais para o lançamento de uma agenda de investigação com ênfase em nanomedicina e aplicações das nanociências na salvaguarda do ambiente e em sistemas de energia. O Director-geral do INL, José Rivas, e o Director da Escola de Engenharia do MIT, Subra Suresh, assinam o acordo em cerimónia formal em Lisboa.

Criado em 2005 e com inauguração agendada para o Verão de 2009, o INL é uma organização científica internacional de investigação localizada em Braga, Portugal, criada pelos governos de Portugal e de Espanha. O acordo MIT-INL visa apoiar o processo de internacionalização do INL e sua afirmação internacional em nanotecnologia e aplicações em áreas emergentes do conhecimento.

 “Sendo o primeiro laboratório de nanotecnologia do mundo com estatuto legal internacional, o INL oferece nesta área o ambiente aberto e flexível para investigadores de qualquer nacionalidade trabalharem em conjunto em projectos como os que são actualmente desenvolvidos em laboratórios internacionais como o CERN, em Genebra, para a física de partículas, ou o EMBL, em Heidelberg, para a biologia molecular”, afirmou o presidente do Conselho do INL, Luís Magalhães.

“O INL pretende promover as nanociências e a nanotecnologia, desenvolvendo aplicações práticas e colaborando com empresas reputadas e instituições académicas prestigiadas. A cooperação bilateral entre o MIT e o INL constitui um marco para ambas as instituições, abre uma série de oportunidades que estimulam a sua competitividade a nível internacional, permite desenvolver novos projectos de investigação, e tem potencial para fomentar a mobilidade e a troca de experiências entre cientistas numa área que apresenta o maior desafio científico actual”, comentou o director-geral do INL, José Rivas.

“Esta nova colaboração do MIT oferece uma oportunidade única para professores e alunos do MIT iniciarem investigação fundamental com potencial de grande impacto social”, disse o professor Subra Suresh, Director da Escola de Engenharia do MIT, acrescentando que “a iniciativa vai contribuir para o reconhecimento internacional do MIT em matéria de nanotecnologia, e ajudará a criar um novo grande centro internacional de investigação que atrairá talentos de toda a Europa e de todo o mundo”.

O professor Paulo Freitas, subdirector-geral do INL, será o director do Acordo INL-MIT no INL. Trabalhará em estreita colaboração com o professor Anantha Chandraskan, director do Microsystems Technology Laboratory do MIT, que será o primeiro director do programa MIT-INL no MIT, e com o professor Carl Thompson, director do Materials Processing Center do MIT, subdirector da nova parceria.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s