Biotecnologia – Portugal

Células estaminais têm um elevado potencial para biotecnologia da saúde 23/06/2009

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 12:27

celula_estaminalO conhecimento científico mais recente na utilização de células estaminais na medicina esteve em foco no Congresso Stem Cells in Health Biotechnology, uma iniciativa organizada pela Crioestaminal, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular (SPCE-TC), que trouxe ao Biocant Park – Parque de Biotecnologia de Portugal, alguns dos maiores especialistas mundiais na investigação nesta área.

 

Na sessão dedicada às aplicações clínicas das células estaminais do sangue do cordão umbilical, Cláudia Lobato Silva, professora e investigadora do Instituto Superior Técnico com vasta experiência na área da expansão das células estaminais hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical, deu a conhecer a importância da expansão “ex-vivo” deste tipo de células, tendo reforçado o potencial que as células estaminais representam enquanto fonte “única e rica” de células hematopoiéticas.

No segundo painel que dinamizou as intervenções da manhã, Ian Rogers, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto, falou da pluralidade de funções da biologia das células estaminais do sangue do cordão umbilical e da sua aplicabilidade ao nível de várias patologias, nomeadamente, no tratamento de doenças hematológicas e da diabetes. Ainda neste painel, Mark Weiss, professor de anatomia e fisiologia da Universidade do Kansas e autor de numerosos trabalhos científicos sobre células estaminais, elucidou a assistência sobre as técnicas de isolamento e as potencialidades da geleia de Wharton, uma substância existente no cordão umbilical.

Ornella Parolini, cientista italiana especializada em biotecnologia celular e molecular, iniciou os trabalhos científicos da parte da tarde com uma comunicação onde reforçou a importância das células estaminais da placenta como “uma nova e poderosa ferramenta terapêutica, com propriedades imunológicas”. Por sua vez, Jeffrey Gimble, cientista norte-americano, centrou a sua intervenção no potencial clínico das células estaminais do tecido adiposo, dando exemplos práticos de patologias que podem ser tratadas com esta técnica.

Coube aos oradores portugueses fechar os trabalhos do Congresso Stem Cells in Health Biotechnology. Rui Reis, chairman do congresso, falou sobre as vantagens da aplicabilidade das células estaminais ao nível da medicina regenerativa, e o investigador Lino Ferreira, vencedor do Prémio Crioestaminal 2008, abordou o tema que esteve na origem do projecto de investigação distinguido: a utilização das células estaminais no tratamento de doenças cardiovasculares.

Acerca do congresso, Rui Reis salientou ser “uma experiência interessante em que os cientistas convidados falaram de forma acessível para todos os participantes”. O investigador reforçou, ainda, que o grande focus deste encontro foi a abordagem das células estaminais de diferentes origens (cordão umbilical, gordura ou placenta) e a explicação do potencial da investigação que está em curso e o seu impacto na qualidade de vida das pessoas.

Raul Santos, administrador e director geral da Crioestaminal, considera que “este evento reuniu em si um conjunto de especialistas de renome nacional e internacional que trazem à área da biotecnologia da saúde uma mais-valia incomparável. Ao apostarmos na investigação científica, faz todo o sentido que, de dois em dois anos, organizemos este evento para conhecer o que de novo há na aplicabilidade clínica das células estaminais e perceber o seu potencial na saúde”.

 

By: CienciaPT

 

One Response to “Células estaminais têm um elevado potencial para biotecnologia da saúde”

  1. Paulo Says:

    Sem dúvida que as células estaminais são um dos futuros da medicina.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s