Biotecnologia – Portugal

Instituto de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa inaugurado em Guimarães 23/06/2009

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 19:43
060404_bladder_hmed_7a.hmedium[1]

Brian Walker / AP

O Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa é o único instituto deste tipo a ter sede em Portugal, e um dos primeiros a ser instalado em toda a Europa. Este edifício é também a nova casa do Grupo de Investigação 3B’s – Biomateriais, Materiais Biodegradáveis e Biomiméticos, da Universidade do Minho, membro do Laboratório Associado Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia. O grupo 3B´s coordena, na pessoa do Prof. Rui L. Reis, a actividade deste Instituto Europeu com filiais em 22 locais de 13 Países distintos.

 

O último piso do edifício acolhe a empresa, de forte base tecnológica, Stemmatters, Biotecnologia e Medicina Regenerativa Lda, o spin-off criado pelo grupo 3B´s da UMinho, que exerce actividade nas áreas dos materiais para medicina regenerativa e células estaminais. A Stemmatters, criada formalmente em 2007, tem como objectivo principal desenvolver e comercializar novas tecnologias de regeneração que beneficiem a qualidade de vida de pacientes. Este projecto foi vencedor do 1º Prémio START – Prémio Nacional de Empreendedorismo promovido pelo BPI, Microsoft e Universidade Nova de Lisboa. A empresa tem desenvolvido o seu plano de negócios e aguarda apenas a conclusão do seu primeiro round de financiamento e das suas instalações industriais no AvePark para iniciar a sua efectiva actividade comercial.

 

O Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, foi criado como resultado da rede de Excelência Europeia em Engenharia de Tecidos Humanos – EXPERTISSUES, coordenada pelo Prof. Rui L. Reis, Director do Grupo 3B´s da UMinho. O acordo alcançado com o AvePark, e a consequente construção do edifício sede, que se encontra agora concluído, permitiu a fixação da respectiva sede em Portugal, e que Rui L. Reis fosse nomeado, por unanimidade, o respectivo CEO. Foi entretanto concluída a mudança de todos investigadores do grupo 3B´s dos campi de Azurém e Gualtar da UMinho para este novo edifício situado no AvePark. O edifício encontra-se já quase totalmente operacional. Apenas o biotério, que permitirá ensaios em pequenos animais, e a instalação industrial se encontram em fase (muito avançada) de conclusão. Todos os restantes laboratórios e infra-estruturas de apoio, estão já totalmente equipadas e em pleno funcionamento. O excelente parque de equipamentos que o grupo 3B´s foi conseguindo ao longo dos anos está também instalado e totalmente operacional.

 

10 Responses to “Instituto de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa inaugurado em Guimarães”

  1. Sou brasileiro,do Rio de Janeiro e tenho um histórico de sequelas urinárias de 10 anos,devido,provavelmente,à radioterapia a que fui submetido em 2000,após retirada de tumor no reto.Uso colostomia definitiva e tenho incontinência urinária(uso fraldas).Ao longo desses anos perdi a função do rim esquerdo e tive reduzida a capacidade do rim direito,por conta de estenose no ureter.Faço uso de catetrer duplo j,que troco anualmente,mas agora surgiu a dificuldade de passagem pela uretra,devido à estenose no trecho peniano.Foi recomendado fazer uretroplastia,com enxerto,mas gostaria de saber se a medicina regenerativa pode me ajudar.Obrigado pela atenção.Waldyr.Em tempo,tenho 72 anos e estado geral bom.

  2. Madina Says:

    Olá. Gostaria que me dessem todas as informaçoes acerca desse tratamento com células estaminais e também o vosso contacto cá em portugal,pois tenho um menino com 3 anos e sofre de paralisia cerebral, a parte motora é que está afectada e tb a fala,hje c esta idade infelizmente nao anda,nao controla o tronco,nao fala..Nos os pais estamos desesperados pois gostariamos que nos fornecessem informaçoes para podermos fazer algum tratamento para o nosso filho uma vez que nao guardamos as celulas estaminais do cordão umbilical dele.O nr do meu contacto é: 938426923
    Obrigada,aguardamos a sua resposta.

  3. Maria Mendes Says:

    Olá, gostaria de saber se há tratamento para o queratocone (deformação da córnea), através da medicina regenerativa, não havendo células estaminais do cordão umbilical.

    Obrigada pela atenção

    Maria José Mendes

  4. Rita Says:

    Olá, gostaria de saber o(s) curso(s) que pode permitir-me ter futuro na área da medicina regenerativa e se, por acaso, Engenharia Biológica permite. Obrigada pela atenção, ficaria extremamente grata por uma resposta.

    • Hugo Azevedo Says:

      Olá! Sem dúvida que esse curso pode dar oportunidades para vires a trabalhar nessa área, o grupo 3b’s tem tido trabalhos muito interessantes nesta área, e esta diretamente relacionado com o curso de que falas. Boa sorte para entrares no que desejas. Cumprimentos

  5. Maria da Conceição Cotta Says:

    Fantástico!
    Se precisarem de alguém para testes, cá estou eu. Tenho 59 anos e muitíssima osteoporose.

  6. dominique barth Says:

    Bom dia,
    tenho osteo-artrose generalizada e degenativa ….mais várias “coisas ” ligadas . Ouvi falar de voçes na S I C noticias (falar global ,acho ) .
    Será ” isto tudo meu “,pode interessar -vos tenho osteo-artrose generalizada e degenarativa ,mais……
    interessa ou isso tem futuro com essa nova medecina …?

  7. Tânia Says:

    Olá. Agradecia imenso que alguém esclarecido nesta área e nas respectivas funções de cada responsável me pudesse esclarecer o que poderá fazer um engenheiro (por ex: biológico) nesta área. Em termos gerais, quais as funções de um engenheiro em Engenharia de tecidos/medicina regenerativa, o que poderá fazer ? Como pergunta secundária questiono se esta área está a ter uma aceitação rentável em Portugal ou não..
    Felicitações a todos os que estão envolvidos nesta área.

  8. Tiago Tomas Says:

    Boa tarde o meu nome é Tiago eu tenho um filho com 5 anos que sofre de sindrome de Aicardi Goutieres e gostaria de saber se isiste algum tratamento com celulas do tronco adulto.
    obrigado

  9. Pedro Moreira Says:

    Olá! Gostaria de saber se engenharia biomédica tem alguma relação com o centro de medicina regenerativa. Ficaria muito grato por uma resposta.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s