Biotecnologia – Portugal

Novo Centro de Análises de Genomas no Reino Unido 06/07/2009

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 16:05

33042[1]Um novo Centro de Análises de Genomas (TGAC) inaugurou, oficialmente este fim-de-semana, no Reino Unido, pela mão do Nobel e um dos pioneiros no estudo da área, Sir John Sulston e pelo Lord de Norfolk

O novo espaço terá capacidade para estudar as diferenças genéticas que existem entre indivíduos e nos seus organismos. Este conhecimento poderá ajudar no desenvolvimento de novos antibióticos e a combater novos vírus e os seus níveis de tolerância. Para além de todas estas vantagens, terá uma contribuição significativa para a economia.

Este centro foi estabelecido pelo Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC) Norueguês em conjunto com parceiros de desenvolvimento económico e regional: o East of England Development Agency (EEDA), o Norfolk County Council, South Norfolk Council, Norwich City Council e o Greater Norwich Development Partnership.

Aquando da abertura, o ministro do Estado, da Ciência e da Tecnologia, Lord Drayson referiu: “O Reino Unido é um líder mundial na área da informação genética e representa uma aposta face a desafios de segurança na alimentação e na criação de combustíveis eco-amigáveis”.

Drayson acrescentou ainda: “Este projecto mostrará que a parceria é a chave do sucesso – o centro ajudará a desenvolver investigações vitais, assim como estimular o desenvolvimento económico e criar centenas de postos de trabalho”.

Pontos de actuação:

Os seus principais pontos de actuação incidirão: ajudar a substituir o petróleo por bioenergia eco-amigável; proteger o gado de doenças exóticas e assim evitar que o sustento dos produtores e proteger os consumidores de riscos; ajudar na produtividade de frutos e vegetais mais nutritivos, já que alguns têm um papel preponderante na prevenção do cancro, centrando o estudo, por exemplo, em compostos que privilegiem o nível de antioxidantes no tomate.

A sequenciação destes e outros genomas promoverá a criação de um enorme banco de dados bio-informático – uma aplicação da ciência dos computadores e análise estatística em prol da investigação biológica.

Jane Rogers, directora do TGAC, sublinhou que “o Centro de Análises do Genoma dará ao Reino Unido uma missão adicional na sequenciação do genoma de plantas, animais e micróbios, centrando-se em organismos específicos. Mais ainda, a análise de micróbios terá um foco maior já que na medida em que infecta tanto animais como plantas, poderá ser a fonte de fármacos para o tratamento de infecções fungicidas e bacterianas”.

 

By:  CiênciaHoje

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s