Biotecnologia – Portugal

Gripe A: 2 empresas biotecnologicas Austrálianas iniciaram testes da vacina em humanos 23/07/2009

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 16:31

vacina-gripe-suina-butantan[1]Na Austrália começaram os testes da vacina para a Gripe A em seres humanos, e mais uma vez a biotecnologia mostrou o seu grande potencial, uma vez que se tratam de duas empresas de biotecnologias que começaram estes testes, a CSL e a Vaxine.

 

A CSL informou num comunicado que espera poder começar a distribuir em Setembro a vacina contra o vírus H1N1-2009, que já provocou 40 mortos na Austrália. Nos ensaios participam 240 adultos, que pagaram 400 dólares australianos (cerca de 320 dólares norte-americanos) cada um para se submeterem ao tratamento oferecido pelo Royal Hospital da cidade de Adelaide. Dentro de duas semanas serão feitas novas análises e a 04 de Agosto começarão a ser feitos ensaios com menores, referiu a farmacêutica australiana. A vacina é similar à existente para a gripe sazonal.

 

Segundo a AFP, uma sociedade farmacêutica chinesa também apresentou ontem o início de ensaios clínicos com a duração de dois meses para uma outra vacina contra a gripe A. Mais de dois mil voluntários estarão envolvidos nos testes da Hualan Biological Engineering que (tal como a CSL) espera ter a vacina pronta para comercializar em Setembro. Nos EUA, o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) pediu a adesão de milhares de voluntários para participar nos ensaios clínicos da vacina.

 

E, tendo em conta o mais recente alerta da Comissão Europeia, é preciso mesmo acelerar o passo nas empresas farmacêuticas para acompanhar o avanço do vírus H1N1 neste Verão. Segundo um comunicado feito ontem, espera-se que o ritmo de propagação do vírus aumente na União Europeia durante este Verão devido ao aumento do fluxo turístico. Por outro lado, antecipando a perigosa união desta gripe com a típica sazonal, a comissão prevê um aumento da mortalidade no Outono. Os ministros da UE já agendaram uma reunião extraordinária para o início de Outubro.

 

2 Responses to “Gripe A: 2 empresas biotecnologicas Austrálianas iniciaram testes da vacina em humanos”

  1. Aqui é o autor do blog http://www.anovaordemmundial.com

    Eu gostaria de sua opinião nas seguintes informacões:

    http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/ah1n1-ah5n1-novo-virus-mortal.html

    1) Um dos cientidas que descobriu o vírus precursor do atual A(H1N1) disse que poderia combinar facilmente com o da gripe aviária.
    2) No início deste ano, a companhia farmacêutica Baxter “acidentalmente” misturou o vírus da gripe aviária com o da gripe comum, e enviou 72 kilos desta poderosa combinacao de seu laboratório na Áustria para outros laboratórios na europa, onde vários ferrets comecaram a morrer misteriosamente.
    3) Em junho deste ano, o laboratório militar de Fort Detrick após fazer um inventório descobriu que havia mais de 9.200 vírus não catalogados, incluindo o vírus Ebola, bactéria que causa o anthrax e toxina botulínica, e agentes menos letais como vírus da encefalite eqüina venezuelana e da bactéria que provoca a tularemia.

    http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/sanofi-ira-utilizar-adjuvante-para.html

    1) Sanofi esteve envolvida com a comercialização de agente anti-coagulante para hemodiálise contaminado com vírus HIV
    2) Várias outras acusações da sanofi e baxter, no mesmo link acima

    http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/republica-tcheca-cancela-vacinas-da.html

    1) A República Tcheca cancelou seu contrato com o laboratório Baxter para fornecer a vacina para a “gripe suína” porque a Baxter não foi capaz de garantir que a vacina seria segura e n#ao querer arcar com problemas provenientes da vacina.

    Vacina da novartis é feita de célular cancerígenas de animais, isto é verdade?

    http://www.bild.de/BILD/news/bild-english/world-news/2009/08/07/swine-flu-health-expert-warning/does-virus-vaccine-increase-risk-of-cancer.html

    Muito obrigado pela atênção
    Emerson

    • Hugo Azevedo Says:

      Começando por responder a última pergunta, não posso dizer que assim seja, ate porque as vacinas da gripe normal são feitas em ovos de galinha modificados geneticamente, como uma parte dos medicamentos que existem, que são fabricados por organismos OGM. As células cancerígenas são imortais, o que as torna um óptimo instrumento em investigação científica, que é mais a minha área de conhecimento.

      Quanto as grandes farmacêuticas, não tenho grandes dados nem acompanho notícias das mesmas, já ouvi pessoas muito conceituadas mundialmente que algumas decisões destes gigantes da farmácia são tomadas meramente olhando para os cifrões, não se preocupando com questões éticas. Mas muitas das notícias que saiam sobre estas também tem intuito difamatório, e disso também não tenho duvidas.

      Quanto a primeira pergunta, isso é uma teoria, como existem outras que dizem que a probabilidade disso acontecer é mínima, e outras que a combinação com a gripe sazonal seja ainda pior do que essa que falaste, conclusão, pode acontecer muita coisa, mas também pode não passar daqui, ainda não se sabe bem.

      Mas em relação a mutações do H1N1 foi já confirmada uma mutação que torna o vírus resistente ao oseltamivir, o conhecido Tamiflu, que é usado na profilaxia, e este não consegue ser controlado enquanto não chegar a vacina, e isto já é preocupante.

      Respondi ao que achava que conseguia, espero que me tenha feito entender nos temas falados e obrigado pelas perguntas.

      Cumprimentos
      Hugo Azevedo


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s