Biotecnologia – Portugal

Bactérias que produzem energia 15/10/2009

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 11:03

Investigadores portugueses estão a estudar proteínas de uma bactéria que consegue produzir energia ao entrar em contacto com resíduos sólidos que contêm metais, e que existem normalmente em lamas ou em águas residuais contaminadas.

 

Esta característica biológica pode vir a possibilitar, no futuro, a produção de electricidade de uma forma completamente amiga do ambiente.

 

O projecto é realizado em parceria com o MIT (Massachussets Institute of Technology) que descobriu as capacidades destes micro-organismos. Aos investigadores portugueses cabe o trabalho de perceber o seu funcionamento a nível molecular.
Catarina Paquete, uma das investigadoras do ITQB, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica, em Oeiras, explica que nesta fase estão a “tentar perceber como é que as proteínas funcionam e que propriedades é que têm tão específicas que permitem fazer com que o organismo respire desta maneira.” Para isso, os investigadores usam diversas tecnologias “para perceber as propriedades fisico-químicas e perceber então como é que funciona a transferência electrónica nas proteínas e entre proteínas deste organismo.”

 

Do pouco que se sabe deste micro-organismo é possível perceber que se trata de uma bactéria com um metabolismo que se assemelha ao funcionamento de uma pilha normal, onde “há uma reacção química em que há transferência de electrões de um composto químico para um eléctrodo, neste caso é a bactéria no seu metabolismo normal, na sua respiração vai transferir electrões para um eléctrodo”, garante Ivo saraiva, outro investigador do ITQB.

 

Depois de perceberem exactamente como este micro-organismo funciona os investigadores poderão transferir esse conhecimento para um protótipo que produza energia. Nessa fase estarão aptos para receber o apoio da indústria, neste caso a EDP, que está interessada especialmente na aplicação desta biotecnologia em locais onde é difícil fazer chegar a electricidade.

 

By. SIC-FalarGlobal

 

One Response to “Bactérias que produzem energia”

  1. Arnaldo Nascentes Says:

    Tenho muito interesse em trazer para o Brasil esta tecologia, tão logo fique disponível para comercializar.

    Grato,

    Arnaldo Nascentes


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s