Biotecnologia – Portugal

Melatonina ajuda ao sono Revela estudo de Darío Acuña-Castroviejo e Germaine Escames 10/11/2009

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 23:14

36675[1]Uma investigação de Darío Acuña-Castroviejo e Germaine Escames, professores do Instituto de Biotecnología do Centro de Investigación Biomédica de la Universidad de Granada, demonstrou que a melatonina, uma hormona natural segregada pelo corpo humano, é um excelente regulador do sono. Esta conclusão é um dos destaques da investigação empreendida durante vários anos para uma análise completa das propriedades da hormona produzida pela glândula endócrina pineal, servindo como corrector do ritmo sonho/vigília quando se altera o relógio biológico do Homem.

 

A melatonina está já a ser bastante utilizada pela indústria farmacêutica para medicamentos sintéticos derivados – que são considerados como uma ferramenta interessante para o tratamento de insónias, de tal modo que a Agência Europeia do Medicamento (EMEA) autorizou em 2007 o uso da melatonina como medida terapêutica.

 

Os investigadores da Universidade de Granada afirmam que melatonina “tem uma grande eficácia”, mas a sua administração deve ser feita “a determinadas horas do dia”, pois a ineficiência deve-se, “na maioria das vezes, a uma inadequada administração”.

 

Os autores do trabalho publicado na Revista de Neurología (2009) afirmam que a melatonina endógena (segregada pelo próprio organismo humano) “desempenha um importante papel no circulo do sono”, enquanto a melatonina exógena (fármaco) “influencia sobre aspectos do sonho como a latencia e qualidade”.

 

O uso da melatonina para regular o sonho não é o único trabalho realizado pelo Instituto de Biotecnologia da Universidade de Granada. Nos últimos anos, demonstraram que a substância tem também um papel no atraso do envelhecimento.

 

Notícia com base em comunicado no Alphagalileo

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s