Biotecnologia – Portugal

Base de dados global para identificação de espécies a partir do DNA 12/11/2009

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 15:17
 

 O plano científico internacional Código de Barras da Vida pretende criar uma base de dados global de identificação das espécies a partir de sequências curtas de DNA, com lançamento previsto para Julho do próximo ano.

 

                                
O director científico do projecto, Paul Hebert, considera que esta é a “ocasião ideal” visto que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade e adianta que já existe um acordo sobre como identificar as espécies vegetais, cujo sistema é mais complexo do que o dos animais.

A partir dessa data, e durante cinco anos, serão investidos 150 milhões de dólares para identificar 500 mil espécies mediante os seus genes e introduzir cinco milhões de registos na base de dados. A iniciativa pretende combinar as capacidades dos países mais prósperos com a riqueza natural dos menos desenvolvidos. 

Este anúncio foi transmitido na III conferência internacional “Barcode of life”, que reúne 400 cientistas de 45 países na Academia Mexicana de Ciências até dia 13 de Novembro.

Para Hebert, o planeta está destinado a um fim trágico se não começa a conhecer melhor os seus recursos. Esta sua constatação tem por base um estudo recente em que o investigador Pavan Sukhdev prevê uma considerável diminuição da diversidade da flora e da fauna até 2050, caso não se aposte em conhecer melhor o meio natural e não se tome medidas para o proteger.

“Quem trabalha na área acredita que um terço da biodiversidade da Terra pode estar extinta até ao final do presente século, pelo que é necessário apoiar este projecto”, sublinhou Paul Hebert.

Actualmente, estão classificados, através dos métodos taxonómicos tradicionais, 1,5 milhões de espécies, entre elas 55 mil vertebrados, 100 mil plantas e 1,3 milhões de fungos e microrganismos celulares.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s