Biotecnologia – Portugal

Descoberta bactéria que transforma CO2 em Metano 07/01/2010

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 09:50

Investigadores japoneses descobriram um meio de transformar o dióxido de carbono captado e armazenado no solo em metano, o que pode ajudar a combater o efeito estufa e a fabricar gás natural. Os cientistas da Agência de Ciências e Tecnologias Marítimas e Terrestres do Japão sustentam ter reforçado um germe que, no seu estado natural, realiza já esta transformação, o que torna o processo mais célere. Esta bactéria foi descoberta ao largo das costas setentrionais da grande ilha japonesa de Honshu, no solo oceânico.

 

Introduzida debaixo de solo com dióxido de carbono (CO2) armazenado, a uma profundidade de dois mil a quatro mil metros, a bactéria transforma este gás em metano (CH4), o que permite fabricar gás natural.

“A maior dificuldade é reforçar a bactéria para acelerar a geração do metano”, explicou um porta-voz da agência.

No seu estado natural, esta transformação demora vários milhares de anos, mas os investigadores esperam desenvolver técnicas que permitam reduzir este período para uma centena de anos.

Caso seja desenvolvida com eficácia, esta técnica pode encorajar os partidários da captação e armazenamento de CO2 sob o solo, uma das grandes esperanças na luta contra o efeito estufa, cuja causa principal é precisamente a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

Experimentada em vários locais do globo por diferentes empresas, esta tecnologia consiste em captar o CO2 emitido pelas centrais térmicas e colocá-lo sob a terra ou no fundo dos oceanos, para impedir a sua difusão na atmosfera.

Os ecologistas têm alertado para a possibilidade de este dióxido de carbono regressar à superfície em bolhas de gás, no caso de abrirem fendas nos locais de armazenamento.

O sistema agora proposto pelos investigadores nipónicos permite, em parte, responder a estas críticas ao possibilitar uma erradicação mais rápida do CO2.

 

 

Opinião:

 

Neste processo a biotecnologia terá um papel fundamental, depois de se conhecer bem esta via metabólica e conhecer os genes responsáveis por esta, poderá se transformar uma bactéria mais eficiente e aumentar assim a velocidade e eficiência da reacção.

 

A meu ver esta tecnologia poderá ate no futuro ser utilizada a superfície e o metano ser armazenado em recipientes próprios, e queimado de seguida para a produção de energia, e esta energia seria limpa, uma vez que teria um impacto de CO2 nulo, aquele que seria usado para produzir o metano seria o mesmo libertado a quando da sua queima. Esta poderá a ser uma forma limpa e economicamente viável de produzir energia num futuro próximo graças a Biotecnologia.

 

2 Responses to “Descoberta bactéria que transforma CO2 em Metano”

  1. JN Says:

    Desde que não se esqueçam de que o metano é um gás potenciador do efeito de estufa…

    • Hugo Azevedo Says:

      Claro que tem de haver cuidados para não haver fugas, todo o metano tem de ser queimado.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s