Biotecnologia – Portugal

Super BLOG awards 26/02/2010

Filed under: Uncategorized — Hugo Azevedo @ 12:09

Boa tarde a todos os leitores🙂

Eu vinha pedir o vosso voto no Super BLOG awards, pelo link que se encontra do lado direito da página, basta entrar no site e fazer o login, ou registarem-se na Super Bock, não custa nada e ainda podem receber premios da empresa em outras iniciativas.

O objectivo é ficar nos 5 primeiros na categoria Ciência, Ambiente e Energia.

Toca a votar!! Obrigado desde já!

 

7 Responses to “Super BLOG awards”

  1. Susana Says:

    Já votei! E aproveito para dizer que este blog me vai ser muito útil…🙂

  2. Susana Says:

    já agora aproveito para perguntar o que achas da ideia do Craig Venter de produzir combustíveis a partir de uma estirpe de algas criada artificialmente… ah… e não tenho nada a ver com biotecnologia mas o meu trabalho tem-me levado para esses campos! boa sorte para o blog awards…

    • Hugo Azevedo Says:

      Obrigado pelo voto;)

      Já agora qual é a tua área?
      E quanto a tua pergunta, é exactamente a tecnologia que eu pretendia desenvolver. Neste momento um dos grandes entraves a viabilidade do biodiesel de microalgas é a sua fraca percentagem de lípidos e as estirpes que tem muitos não são os mais indicados para combustível. Por isso transformar as microalgas com maior potencial, inserindo as modificações genéticas necessárias para que estas melhorassem estas 2 condições esta tecnologia tornaria-se viável economicamente. Mas claro que tem entraves, porque por exemplo tem de se garantir que estas algas nunca saiam fora do controlo, pois não podem ser libertadas para a natureza, e isto iria encarecer o processo, e acima de tudo a responsabilidade.

      Mas eu penso ser uma alternativa viável, mas nada fácil, porque se fosse fácil já toda a gente o fazia e não é bem assim…

      • Susana Says:

        Sou advogada e trabalho na área da energia e ambiente. Tenho feita bastante pesquisa sobre sustentabilidade energética e mitigação dos efeitos do carbono… e ganhei uma espécie de gosto por isto! A nível profissional, tenho vindo a constatar um interesse crescente do mercado no investimento neste tipo de tecnologias… a Exxon fez uma parceria com a System Genetics do Craig Venter, por exemplo; a EDP tem apoiado uma série de projectos de bioengenharia… mas para perceber o mercado tenho de perceber o sistema, a tecnologia em si, as opções, os custos, os benefícios… por isso me tenho dedicado a estudar coisas sobre isto. Mas quando tiver dúvidas venho aqui perguntar-te…😉

      • Hugo Azevedo Says:

        Sempre que eu souber respondo-te, ou pelo menos dou a minha opinião.
        Quanto a questão do gás carbónico, ou da redução da libertação deste para a atmosfera, ainda existe muito a fazer, e os combustíveis se calhar onde se pode fazer mais, e as microalgas podem vir a ter um papel fundamental.
        Em Portugal existe muito que fazer ainda, como deves saber apenas existe uma empresa com uma unidade piloto, e com objectivo de reduzir o CO2 e não como objectivo principal do biodiesel. E com este propósito existe muito espaço para crescer, ainda este ano Portugal teve de comprar cotas de carbono a Letónia se não estou em erro, e não foi nada barato, e esse dinheiro bem que podia ter sido aplicado cá, a apoiar mais iniciativas destas, e assim criaria riqueza e postos de trabalho qualificados no nosso pais. Mas claro que isto é fácil falar, mas existe muita politica nisto, e que infelizmente não permite o pais evoluir como poderia.

        Já agora convidava todos a participar nesta espécie de debate e deixar a sua opinião sobre o tema😉

      • Susana Says:

        Essa espécie de debate parece-me uma excelente ideia… acho que um dos grandes desafios é pôr pessoas de várias áreas do conhecimento a falar a mesma língua: cientistas, investigadores, economistas, ambientalistas, juristas… ainda está tudo muito metido no seu casulo e, neste momento, parece-me fundamental que todos troquem opiniões uma espécie de brainstorming virtual…😀

  3. Já votei no seu blog, também estou “na corrida” na parte Cultura e Lazer.
    Cumprimentos


Deixe uma Resposta

