Biotecnologia – Portugal

Foram identificados dois genes da papoila do ópio 16/03/2010

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 14:42

 

Credit: BRIAN GADSBY / SCIENCE PHOTO LIBRARY

Uma equipa de investigadores canadianos identificou dois genes nas papoilas do ópio, geralmente usado para fazer morfina e codeína – fármacos de grande importância.    

 

A descoberta abre portas para vias alternativas de fabrico de medicamentos que não envolvam a necessidade de dispor de grandes áreas de cultivo de flores. Abre a porta a biotecnologia, vai agora ser possível começar-se a investigação para criar bactérias ou fungos, que produzam estas substâncias de grande valor medicinal. Isto iria baixar muito os custos de produção dos fármacos.  

 
E existem também algumas preocupações quanto ao impacto que os campos de cultivo da papoila possam ter na vida selvagem. Alguns produtores de ópio já tinham relatado que alguns cangurus ficaram à toa e aos círculos depois de comerem as plantas, provando mais uma vez que a biotecnologia pode ser a solução. 

 

 
No entanto, este resultado poderia ser utilizado de forma negativa, ou seja, em vez de morfina, o químico dos opiáceos poderia ser transformado em heroína.  

 

 
A equipa de Peter Facchini, da Universidade de Calgary, no Canada, identificou os dois genes usados para fazer a codeína e a morfina, a partir de 23 mil papoilas do ópio. A descoberta, publicada na «Nature Chemical Biology», termina com 50 anos de interrogações.  

 

 
Os investigadores explicaram ainda que ao bloquear um dos genes, os cientistas disseram que poderia criar uma linhagem de papoilas que produzam codeína, mas não ser convertida em morfina, a fonte de heroína – uma forma de evitar a sintetização ilícita de heroína 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s