Biotecnologia – Portugal

Inaugurada, oficialmente, a primeira empresa portuguesa de produção de biofármacos 18/06/2010

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 11:58

Portugal possui há um ano a única fábrica da Península Ibérica dedicada à produção de biofármacos para ensaios clínicos cujos clientes são maioritariamente empresas estrangeiras. GenIbet Bio-pharmaceuticals, em Oeiras, foi formalmente inaugurada hoje de manhã pelos secretários de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, e da Saúde, Óscar Gaspar.


António Duarte, presidente executivo da GenIbet, explicou à Lusa que a actividade principal da empresa é a produção, para empresas de biotecnologia ou farmacêuticas, de proteínas terapêuticas e vacinas destinadas à realização de ensaios clínicos – o conjunto de testes a que os medicamentos têm de ser submetidos antes de poderem ser comercializados.

 

A empresa funciona exclusivamente com biofármacos, medicamentos produzidos por biotecnologia, e a maioria dos seus clientes são empresas estrangeiras.

 

 

“Embora estejamos interessados em desenvolver parcerias com empresas portuguesas, não há muitas a trabalhar na área dos biofármacos”, assinalou António Duarte, lembrando que as empresas nacionais trabalham sobretudo com as moléculas de medicamentos convencionais, obtidas por síntese química.

 

A unidade de fabrico de biofármacos da GenIBet representou, segundo António Duarte, um investimento de 2,5 milhões de euros em infra-estrutura e a empresa, criada em 2006, emprega actualmente 11 pessoas, entre licenciados e doutorados nas áreas farmacêutica, de engenharia e biologia.

 

Além da produção de biofármacos para terceiros, a GenIBet apostou também no desenvolvimento de investigação própria.

 

Um dos projectos, desenvolvido em parceria, é a produção de uma vacina conjugada contra a febre tifóide, a primeira vacina por biotecnologia produzida em Portugal e actualmente na fase inicial de ensaios clínicos.

 

Entre os accionistas da GenIbet contam-se o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) e a Inovcapital, uma empresa de capital de risco tutelada pelo Ministério da Economia e Inovação.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s