Biotecnologia – Portugal

Carne e leite de animais clonados poderão ser consumidos sem perigo, segundo a FSA 29/11/2010

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 17:33
Tags: , , ,

Um grupo de especialistas, próximo do governo britânico, concluiu que a carne e o leite de animais clonados e seus descendentes podem ser consumidos sem perigo e são parecidos com os produtos convencionais, segundo foi hoje noticiado.

 

O debate sobre o consumo de produtos de origem bovina clonados surgiu depois do jornal britânico International Herald Tribune ter noticiado, em finais de Julho, que criadores europeus tinham começado a explorar a produção de animais clonados sem legislação própria.

  

O grupo de especialistas sobre os novos alimentos e transformações (ACNFP), um organismo encarregado de aconselhar o governo britânico, considerou que os produtos de animais clonados “não são susceptíveis de apresentar riscos para o consumo”. Sem diferenças “A ACNFP confirmou que a carne e o leite do gado clonado e dos descendentes destes não apresentavam características diferentes da carne e do leite produzidos de forma convencional”, indicou Andrew Wadge, responsável científico da agência de segurança alimentar britânica (FSA).

   

O comité sublinhou que pesquisas complementares deviam ser efetuadas sobre as consequências do consumo da carne e do leite produzido por métodos diferentes, mas concluiu que as diferenças entre os animais clonados e convencionais eram pouco prováveis além da segunda geração. A FSA evocará esta questão durante uma reunião em Dezembro que deverá determinar a posição do Reino Unido com vista às negociações europeias sobre este assunto.

  

Autorizados desde 2008 nos Estados Unidos, a venda de carne e de produtos produzidos a partir de clones necessitam de uma autorização especial para serem postos no mercado, segundo a legislação europeia. Os deputados europeus pediram à Comissão Europeia para proibir tais produtos animais clonados, mas uma minoria de países membros, entre os quais o Reino Unido está a partir de agora aberto a comercializar “carne clonada”.

 

By: CiênciaHoje

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s