Biotecnologia – Portugal

Empresa de Biotecnologia adquiriu um terreno na zona industrial de Cantanhede, com uma área de 40.000 metros quadrados 01/02/2011

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 17:25

A Sociedade Consumo em Verde – Biotecnologia das Plantas SA (CEV), com sede no Porto, adquiriu um terreno na zona industrial de Cantanhede, com uma área de 40.000 metros quadrados, onde vai expandir a sua actividade industrial com a construção de uma unidade de produção de fungicidas a partir do tremoço. Segundo o nosso Jornal apurou, esta empresa vai investir em Cantanhede 20 milhões de euros nos próximos quatro anos e deverá criar cerca de 35 postos de trabalho.
A Câmara de Cantanhede, vendo a mais-valia que este investimento representa para o concelho, não hesitou em disponibilizar o terreno àquela empresa nortenha e aprovou por unanimidade a cedência de 40.000 metros quadrados por um preço relativamente baixo/acessível, arrecadando 240 mil euros, ou seja, seis euros por metro quadrado.

  

«Cantanhede vai ser o primeiro rosto da Consumo em Verde e, dentro de poucos dias, vamos formalizar a escritura de compra e venda do terreno, para avançar com a obra logo a seguir», confirmou ontem ao Diário de Coimbra Mário Pinto, um dos administradores da sociedade.
Este responsável, aliás, confirmou ao DC os valores envolvidos neste investimento e garantiu que em meados do próximo ano, esta unidade já estará pronta a funcionar numa primeira fase. Ontem mesmo, os responsáveis da Consumo em Verde estiveram a analisar os vários projectos da unidade a criar em Cantanhede e Mário Pinto garantiu que a opção «está praticamente escolhida», o que significa que o projecto está em fase «muita adiantada» e que vai ser uma realidade em Cantanhede.

   

Através de Mário Pinto ficámos a saber que a Sociedade Consumo em Verde – Biotecnologia das Plantas SA, foi a primeira empresa que participou na segunda fase do programa COHiTEC, ou seja, a CEV vai produzir em Cantanhede um fungicida bioquímico extraído de uma planta comestível (tremoço) e que possui um poderoso efeito bioestimulante sobre as plantas, além de uma forte actividade fungicida.
O ingrediente activo deste fungicida bioquímico é uma proteína que foi descoberta por um grupo de investigadores do Departamento de Botânica e Engenharia Biológica do Instituto Superior de Agronomia e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, os quais são os promotores do projecto, Ricardo Boavida Ferreira, Virgílio Borges Loureiro e Sara Monteiro, todos ligados a esta sociedade.

    

O investimento neste projecto ascende a 12,4 milhões de euros e foi assegurado por um consórcio de empresas portuguesas que incluem a Change Partners, a COFIHOLD e a Promotor. De entre as principais características do produto a comercializar pela empresa destacam-se a sua elevada eficácia (comparável à dos fungicidas obtidos por síntese química) e o seu largo espectro de acção. Estas características foram já comprovadas em testes de campo para um conjunto alargado de culturas e fungos. A primeira fase de desenvolvimento da empresa vai centrar-se na realização de testes de campo e em clientes-piloto para novas culturas e fungos.

by: Diário de Coimbra

 

One Response to “Empresa de Biotecnologia adquiriu um terreno na zona industrial de Cantanhede, com uma área de 40.000 metros quadrados”

  1. Leonardo Says:

    Isto é uma boa notícia!! É uma mais valia para o concelho…
    Uma sugestão: a matéria prima podia ser produzida na região. Era uma mais valia, para acabar com os terrenos em pousio que existem, e para quem os cultiva, alternar com tremoço, como se sabe, só ia fazer bem. Se funciona-se assim era muito bom. Os produtores de tremoço até podiam ter descontos nos produtos para outras culturas. Era um bom incentivo para quem trabalha no campo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s