Biotecnologia – Portugal

Entrada em bolsa da primeira empresa de biotecnologia portuguesa – BIOPREMIER 19/09/2011

Filed under: Biotecnologia,Eventos,Notícias — Hugo Azevedo @ 22:40

A empresa de biotecnologia BIOPREMIER irá estar cotada na Bolsa de Valores de Frankfurt, Alemanha, a partir do próximo dia 22 de Setembro no segmento Open Market. A entrada em Bolsa apresenta uma oportunidade única e irrepetível para os investidores.

A Biopremier foi fundada no final de 2003, por Manuel Rodrigues e Mário Gadanho, naquele tempo investigadores em Universidades. O desafio a que se propuseram foi o de criar uma empresa de biotecnologia de âmbito internacional, especializada em novos testes de DNA. Os seus produtos seriam comercializados sob a forma de serviços ou de kits, para os sectores agro-alimentar, clínico e veterinário.

A BIOPREMIER é uma empresa portuguesa com sede em Lisboa, especializada em Controle de Qualidade de Amostras Alimentares e Diagnósticos na área de Saúde. Entre os clientes encontram-se empresas de retalho Portuguesas e Internacionais assim como Hospitais, de média e grande dimensão. A BIOPREMIER obteve a Acreditação de âmbito flexível, segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 para 3 métodos de Biologia Molecular, compreendendo 30 testes de DNA aplicáveis a amostras alimentares, tornando-se deste modo numa das poucas empresas europeias acreditadas para este âmbito de ensaios. A BIOPREMIER também desenvolve testes direccionados para doenças infecciosas e encontra-se actualmente a desenvolver kits de diagnóstico a aplicar nos casos de doenças infecciosas respiratórias inferiores e gastrointestinais.

Em 2006, a Biopremier obteve o Estatuto Nest e a homologação IAPMEI Inovação, dados pela Agência de Inovação e pelo IAPMEI, respectivamente. Durante esse mesmo ano, a empresa obteve o seu primeiro round de financiamento de capital de risco, juntando-se na sua estrutura accionista a InovCapital (ex-PME Capital). Consequência da actual situação financeira do Estado Português foi por este iniciado um ambicioso programa de privatizações que levou à sua saída da estrutura accionista da BIOPREMIER. Segundo Manuel Rodrigues, CEO da empresa, “A cotação na Bolsa Alemã é para nós um passo essencial por forma a evitar o contágio do actual clima pessimista dos mercados portugueses”.

As PME em pleno processo de desenvolvimento são especialmente atingidas pelo actual clima económico em Portugal onde raramente encontram na banca o necessário apoio ao seu desenvolvimento.

O segmento Open Market é comprovadamente uma oportunidade para as empresas desenvolverem a sua base de investidores. De acordo com entidades do mercado financeiro são esperadas cerca de 20 novas entradas de empresas portuguesas no mercado de valores alemão nos próximos meses.

A participação do Estado Português foi adquirida por uma grupo de investidores portugueses e alemães. O investidor principal, Jaime Antunes, fundador nos anos 80 de dois jornais de sucesso, referiu sobre a empresa “A BIOPREMIER escreve num tempo muito difícil um capítulo de sucesso na cultura empresarial portuguesa”.

Para o CEO Manuel Rodrigues esta presença no mercado de valores alemão é parte de um processo mais longo “Não é o primeiro passo em direcção à Alemanha mas antes uma sequência do trabalho já realizado junto de cliente alemães. Desta forma empresas como a Makro mostram o caminho para uma presença global da BIOPREMIER”.

A Biopremier foi fundada no final de 2003, por Manuel Rodrigues e Mário Gadanho tendo em 2006 obtido o Estatuto Nest e a homologação IAPMEI Inovação. Durante esse mesmo ano, a empresa obteve o seu primeiro round de financiamento de capital de risco. Esse capital serviu para construir os seus novos Laboratórios.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s