Biotecnologia – Portugal

Governo do Brasil quer parcerias com centros de investigação portugueses, nomeadamente o Biocant 03/10/2011

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 13:33

O ministro brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, disse este fim-de-semana que o Brasil tem interesse em estabelecer parcerias bilaterais com centros de investigação portugueses, incluindo ajuda na manutenção dos projectos durante a crise económica.


“Aquilo que Portugal quiser fazer nós vamos fazer. A gente pode ajudar, investir mais em pesquisa de forma bilateral e permitir que eles continuem desenvolvendo os seus projectos científicos”, declarou Mercadante, questionado pela Agência Lusa.


“Nós podemos fazer projectos bilaterais e nós vamos ajudar financeiramente. Eu tenho grande interesse nessa parceria com Portugal”, reforçou o ministro, em entrevista aos correspondentes estrangeiros em São Paulo.


O responsável brasileiro destacou que já foram iniciadas conversas com o Parque Tecnológico de Cantanhede (BIOCANT),
que exerce papel de destaque na área da biotecnologia.


“Já conversámos com autoridades e com o presidente da Câmara de Cantanhede para estabelecer, muito provavelmente, um centro binacional Brasil-Portugal”, declarou Mercadante.


“Queremos ampliar isso para o centro de nanotecnologia de Braga e para outras áreas tecnológicas, como telecomunicações e ciências da computação, completou.


Para Mercadante, o Brasil tem obrigações históricas de contribuir com Portugal” durante a crise. “Nós temos um carinho muito especial por Portugal. Parte da nossa história, da nossa identidade, nós devemos aos portugueses”, afirmou o ministro, que brincou: “A única coisa que incomodava em Portugal é quando tinha o Eusébio na selecção”.


Os investimentos em tecnologia e inovação têm tido papel importante no governo da presidente Dilma Rousseff, que tomou posse em Janeiro deste ano. O sector é considerado estratégico para aumentar a competitividade das empresas brasileiras e enfrentar a crise internacional.

 

By: CiênciaHoje

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s