Biotecnologia – Portugal

Treat U – A conjugação da Biotecnologia com a Nanotecnologia 15/12/2011

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 12:08

A Treat U encontra-se entre cinco jovens empresas tecnológicas portuguesas que foram escolhidas para o projecto piloto “Empreendedorismo em Residência” da Universidade Carnegie Mellon (CMU), entre mais de 30 “start-up” portuguesas contactadas este ano em todo o país.

 

     

 

A Treat U dedica-se ao desenvolvimento de plataformas de base nanotecnológica para a entrega de agentes terapêuticos (fármacos ou siRNA) de forma específica e direccionada para o tumor. Este desiderato resulta de vantagens tecnológicas que as plataformas apresentam em relação aos diferentes produtos disponíveis comercialmente ou em ensaios clínicos. A tecnologia da Treat U constitui, assim, uma mais-valia para a Indústria Farmacêutica, não só pelo valor acrescentado para os doentes, médicos e unidades prestadoras de cuidados de saúde, mas também pela criação de um novo valor para fármacos já existentes cuja patente expirou ou irá expirar num futuro próximo. Desta forma, produtos como os desenvolvidos pela Treat U permitem à Indústria acautelar a extensão do ciclo de vida do seu pipeline, mantendo o nível das vendas anuais dos seus produtos.


Os sócios fundadores da Treat U (Vera Moura, João Nuno Moreira e Sérgio Simões) são profissionais na área do desenvolvimento farmacêutico. A equipa multidisciplinar, que entretanto acresceu a participação da Bluepharma, S.A., reúne as competências necessárias à concepção e desenvolvimento de plataformas de base nanotecnológica, determinação de parâmetros de farmacocinética, desenvolvimento de fármacos, farmacologia, ensaios clínicos e desenvolvimento comercial, preenchendo os requisitos da cadeia de valor do medicamento.


O histórico de inovação da TREAT U é um percurso de cerca de duas décadas que relata a evolução do conhecimento e da experiência de concepção de partículas dirigidas para a entrega de fármacos em terapia oncológica. Este caminho comprova também a capacidade de liderança de projectos de investigação científica e tecnológica financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), pela Agência de Inovação (ADI) ou pela Indústria Farmacêutica. Engloba ainda uma experiência profunda na área da Indústria Farmacêutica, pela participação de alguns dos promotores na criação de empresas como a Bluepharma – Indústria Farmacêutica S.A. e a Luzitin, S.A., assim como a integração de quadros altamente qualificados com experiência no desenvolvimento pré-clínico e clínico do primeiro medicamento criado em Portugal e lançado no mercado pela BIAL (Portela & Cª, S.A.), com é o caso de Luís Almeida.


Com o objectivo de promover a valorização da tecnologia desenvolvida em laboratório pela equipa fundadora, a Treat U pretende conduzir as plataformas a Ensaios Clínicos de Fase I e Fase II, com o intuito de estabelecer prova de segurança e eficácia terapêutica em humanos.


Esta participação neste programa criado pela Carnegie Mellon University permite alavancar as competências da equipa inicial da Treat U e procurar parcerias e investidores fora de Portugal. O programa enquadra-se nos objectivos da empresa, criando oportunidades de penetração no mercado global das terapias dirigidas em Oncologia

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s