Biotecnologia – Portugal

Vital Green – Complexo de biotecnologia no Fundão já em 2013 06/12/2012

Filed under: Biotecnologia,Notícias — Hugo Azevedo @ 15:58

O presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, admitiu que o lançamento da primeira pedra de um complexo de biotecnologia a instalar no concelho pode ocorrer no primeiro trimestre de 2013.

O empreendimento de investidores brasileiros na freguesia de Soalheira, no lado sul da Serra da Gardunha, inclui laboratórios e estufas para melhoramentos de plantas.

O município e os promotores chegaram a prever o início das obras para este ano, mas “Fevereiro ou Março” são os meses agora apontados por Paulo Fernandes para “lançar um projecto emblemático” para rentabilizar a agricultura da região.

A nova fábrica precisa de árvores e outra flora que deverão ser optimizadas para abastecer o mercado energético (biomassa) e farmacêutico, com a autarquia a esperar a criação de 95 empregos até 2014.

O projecto de arquitectura está aprovado pelo município, decorrendo agora a elaboração das especialidades de construção, sendo que o Banco do Brasil já deu autorização para a operação financeira, sobre a qual “estão a ser ultimados detalhes”, explicou o autarca.

O investimento inclui a instalação de uma central de biomassa na zona industrial do Fundão, que já conta com as autorizações necessárias, devendo o município receber em breve os projectos de implantação, acrescentou.

Tudo junto pode ascender a 60 milhões de euros e o facto de “parte esmagadora da operação financeira ter o selo do Banco do Brasil” leva Paulo Fernandes a dizer, “com algum grau de certeza, que mesmo a crise na Europa e em Portugal não vai pôr em causa estes investimentos”.

O complexo de biotecnologia e a central de biomassa resultam de uma parceria entre o município do Fundão, a Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (CIATEC) e a empresa Vital Green, criada no Fundão com capitais brasileiros.

By: Público

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s